5 dicas para investir em imobiliário
O imobiliário é a nossa essência de termos nascido em 2017, e fundado o projeto casas com raizes.
Além de ser um ativo, onde gostamos de investir o nosso dinheiro, é um gozo enorme ver uma casa a ser renovada e dar-lhe uma nova vida, e ser um lar para alguém sejam em férias ou arrendamento longo prazo.
Iniciamos a nossa jornada adquirindo uma casa para habitação própria numa aldeia da Beira.
Agora passados 7 anos queremos partilhar algumas dicas que deves ter em conta, se queres aprender mais sobre investimentos imobiliários, lê as próximas 5 dicas para iniciares a tua jornada neste caminho do imobiliário.
Embora não seja tão líquido como outros investimentos, uma vez que o dinheiro está de facto “empatado” numa propriedade, dá-nos um retorno muito significativo.
Dica 1: Estudar
Como em todas as áreas onde queremos entrar e que não seja a nossa área de formação, precisamos de estudar.
E este é o primeiro passo para tudo na vida, estuda sobre o tema.
Como podes estudar sobre o tema?
Livros, em Portugal, já existem alguns livros de autores português.
Noticias, todas as semanas saem várias notícias na comunicação social sobre investimentos, construção, crédito, imobiliário.
Webinar, lives e cursos de pessoas que já fazem investimentos e partilham com a comunidade o seu percurso.
Sites das imobiliárias e portais de divulgação de imóveis, para conhecer o mercado e valores de transação.
Dica 2: Como escolher o mercado onde atuar.
O 2 passo pode ser dividido em 3 partes.
– a localização é importante conhecer, mas hoje em dia com boas parcerias, já se pode investir noutras zonas do pais.
Assim deves pesquisar e escolher a zona onde queres investir, grandes centros ou zonas rurais.
– 2 parte qual o teu modelo de negócio? Pretendes comprar para renovar e vender, ou comprar e arrendar, ainda existe uma 3 opção que é arrendar em alojamento local.
– 3 parte depois de escolheres o modelo de negócio deves escolher o tipo de imóvel que se adequa ao teu modelo de negócio, um apartamento, moradia ou até mesmo um terreno ou quinta.
É muito importante estudar este 2 passo e ter o modelo de negócio definido.
Nós iniciamos a nossa jornada com um T2 ao lado da nossa casa e temos adquirido alguns imóveis na aldeia onde vivemos. Temos também já um apartamento na cidade para ir diversificando os investimentos e rentabilidade.
Muito importante também é saber que tipo de público procura casa na zona onde vais investir.
Existem zonas com mais oferta de imóveis e pouca procura, mas que mesmo assim pode ser um nicho para iniciares a jornada.
A três parte tem que estar interligadas para um bom investimento e uso dos recursos que tens disponível.
Dica 3 – Orçamento e projeções
Qualquer investimento requer um bom orçamento e projeções no futuro, atenção que no Excel funciona sempre tudo a 100 % mas tens que ter em atenção algum contratempo no orçamento e deves ter uma almofada de reserva no orçamento para esses acontecimentos.
Deves alocar uma percentagem de manutenção do imóvel, e ver qual o retorno anual que consegues, depois já consegues calcular o valor máximo que consegues investir num imóvel.
Dai ser o primeiro passo o estudo, é preciso conhecer o mercado, o tipo de imóveis, localização onde vais investir para poder fazer um bom orçamento.
Portugal é pequeno, mas de distrito para distrito os valores do metro quadrado variam, assim como o custo de materiais e mão de obra.
Falar com vários parceiros, vão te ajudar a fazer um melhor orçamento, desde o teu banco ao empreiteiro, consultor imobiliário, ver qual o valor médio de arrendamento ou venda.
Dica 4 – Visitar imóveis
Na quarta dica depois de fazer o trabalho de casa estás pronto para ir visitar imóveis.
Se já pesquisas te e falas te com parceiros, tens o teu modelo de negócio definido, é mais fácil selecionar o tipo de imóveis que queres visitar e os que se aproximam dos teus critérios que definiste.
Da seleção de imóveis que possas ter pesquisado deves escolher 3 para visitar e ajudar a tomar a decisão.
Dica 5 – Comprar o imóvel
Agora que já encontraste o imóvel que satisfaz os teus critérios, é hora de avançar. A nossa opinião é que devemos utilizar sempre que possíveis capitais próprios.
O investimento imobiliário deve ser visto como um investimento a longo prazo, como se tratasse de um depósito a prazo ou investimento na bolsa de valores.
Os investimentos devem trazer rentabilidade como pouco trabalho a longo tempo e paz de espirito.
Deves investir o dinheiro que não precisas a curto espaço de tempo e ver a rentabilidade a longo tempo.
Nós adoramos investirem imóveis e colocar a mão na massa.
Em 2023 contamos comprar mais 2 imóveis para recuperar na aldeia.
Ficaste com vontade de começar a poupar para investir em imobiliário? Se tiveres dúvidas ou questões escreve nos comentários ou entra em contacto com a equipa das casas com raízes, ou entrar no grupo de whatssap
Disclaimer: Os autores do blog casas com raizes não está registada como analista financeira nem como consultora autónoma, não providenciando recomendações de investimentos. Qualquer decisão de investimento seguindo os conhecimentos adquiridos através deste site são da exclusiva responsabilidade do leitor. Todo o conteúdo presente neste blog tem apenas fins informativos e educacionais e não constitui uma recomendação ou qualquer tipo de aconselhamento financeiro.